quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

um aparte

Alguém ganha o hábito de leitura a ler a obra completa de Eça de Queiroz? Creio que não. Todos os livros são essenciais, e na maioria dos casos que conheço, como o meu, passam por começar com livros simples, de aventura, fantasia, e a pouco a pouco a ser mais exigente. É verdade que sofro de bipolaridade livresca; sou capaz de ler uma obra de José Saramago, e de seguida, deliciar-me com as eternas histórias de encantar. E ainda suspirar a noite toda na companhia de romances light´s, para quem gosta de catalogar.

E quando empresto, ofereço, ou aconselho um livro, faço-o em conformidade da pessoa em questão, do que leu, do que gosta. Uma vez, emprestei a uma amiga um romance ilustrado do escritor Jorge Araújo, que gira em torno do Cancro. Hoje, passado uns anos, sempre que a conversa pára em livros, comenta-o sempre. Não lê muito, mas sabe a diferença que um único livro pode ter na vida toda. Na última feira do livro aqui perto de minha casa, comprei um livro com direito a prémio Nobel. Consegui ler três capítulos, sem perceber patavina, e foi para dentro de uma gaveta; até hoje. Um dia mais tarde, quem sabe, conseguirá fascinar-me.

Em Portugal edita-se demais, verdade, e nem sempre em livrarias se consegue encontrar a obra mais recente deste ou daquele escritor em particular, ou de outros que cá já não estão, e só se encontra com sorte a obra que foi a fonte de todo o sucesso. E é lamentável, sim. Mas daí ao dizerem que há livros que estão à venda e não valem nada porque qualquer pessoa consegue lê-los, alto lá!...

3 comentários:

  1. Adorei o texto e concordo contigo, porque, aliás, colocar pessoas a ler já é um feito.

    ResponderEliminar
  2. Uma boa pergunta... eu quando li as obras do Eça estava mais que desejosa...
    Na biblioteca do Liceu só era permitida a sua leitura aos alunos a partir do 6ºano (chamado agora de 10º) e nem eram obrigatórias, só que... aquele armário fechado, anos a fio, de uma espera que parecia interminável... mal lhe pude pôr as mãos em cima... li-os todos num instantinho.
    Comprova assim que o proibido é o mais apetecido lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. É um escritor que não me desperta nada a atenção... mas tenho a certeza que se não fosse alcançável, ai, aí chamava! :p

    Beijão

    ResponderEliminar