sexta-feira, 23 de abril de 2010

Quando se fala em Livros

Lembro-me sempre do Rapaz a riscar o fósforo e a Menina do Mar a dançar e a bater palmas e a vociferar:

É um sol pequenino
Ou ainda a Fada Oriana a mandar-se do precipício abaixo para salvar a Velha, esquecendo-se que não tinha Asas.

Hoje comecei a ler um livro em que alguém diz que o primeiro Livro que lemos nos fica na memória e coração acima de qualquer outros que venhamos a ler. Eu não concordo! Não me lembro do primeiro que li. Lembro-me sempre, verdade, destas duas histórias da Sophia de Mello Breyner Andresen, andam sempre comigo onde quer que vá. Mas não esqueço nunca a Zé e o Tim, a Ana, o Júlio e o David. Os cinco. Onde me identificava, e a procura hoje é a mesma. Agora podia falar de muitos mais recentes, os cúmplices. Mas não sei se vale a pena só por ser o dia do Livro está aqui a escrever sobre eles. O melhor é ir ver se aquele alguém ainda me consegue convencer de que está certo. Livros, também são teimosos, temos que ver o ponto de vista deles e adquiri-los, ou respeita-los. 

Bom Dia do Livro

5 comentários:

  1. Os Livros serão, sempre, bons companheiros e óptimos amigos :)

    ResponderEliminar
  2. tambem nao concordo. nao me lembro do primeiro livro que li, aliás, dificil os livros k me marquem, lembro-me bem do primeiro filme que me marcou [o pianista] e o primeiro musica cujo as letras e a musica me marcaram [damien rice] o primeiro livro? nao faço ideia. escritores,, sem duvida o pessoa, parece clichê pk agr parece k é moda gostar dele, mas eu gosto dele desde pikinina enfim =) beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Os livros são como as pessoas, deixam sempre qualquer coisa delas em nós, uma frase, uma ideia, mesmo que nem nos lembremos do nome do livro ou da pessoa. Não me lembro do primeiro, como não me lembro de muita gente que me influenciou alguns passos importantes que dei. Sei que tenho saudades de estar, simplesmente, bem acompanhado, de livros ou amigos, de sentir na pele e na alma o conforto de ambos. Tenho saudades dos Cinco, e do tempo em que tinha mais tempo ainda, para a companhia, para escrever e para ler. Um óptimo fim de semana e boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Eu que leio o que posso e está ao meu alcance, atrevo-me a dizer que devemos ser ambiciosos:
    Podendo ler um livro, deve duplcar-se ou triplicar-se essa iniciativa e assim,por aí a diante.

    Bjs

    ResponderEliminar